FUNNY FACE – CINDERELA EM PARIS

07Jan10

Para abrir a sessão FASHION MOVIE em 2010, escolhi o flme “Cinderela em Paris” (“Funny Face”, EUA, 1957). A tentação de falar de “Coco Antes de Chanel” (“Coco Avant Chanel”, França, 2009) era bem grande, já que ele é o “filme de moda” mais recente lançado nos cinemas. Então, escolhi “Cinderela em Paris” justamente pelo motivo oposto: foi o primeiro filme a mostrar nas telas os bastidores da moda, e a tê-la como como cenário principal de um roteiro.

A sinopse, publicada no site ADORO CINEMA:

Um famoso fotógrafo de modas, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um “novo rosto”. Dick o acha em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village onde um ensaio fotográfico ocorrera recentemente. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda pois lá poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas idéias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem em Paris as coisas não correm como o planejado.

“Cinderela em Paris” parece ter sido feito para homenagear a moda e as imagens fantásticas que ela é capaz de produzir. Além de se passar nos bastidores de uma revista de moda (no filme ela é mostrada como uma concorrente da Vogue) tem como protagonisstas uma editora de moda, um fotógrafo de moda e uma intelectual convertida em modelo. Parte da história acontece nos EUA, e a parte mais interessante em Paris, onde acontecem sessões de foto e desfiles em uma casa de alta-costura – também fictícia. Além disso, o figurino do filme, assinado pela célebre figurinista de Hollywood Edith Head – que trabalhou por lá por mais de quarenta anos – , conta com a partipação do coutourier Hubert de Givenchy, como autor do “figurino de Paris da Srta. Hepburn”.

Mas fiquei fã de “CInderela em Paris” por seu bom humor, pelo carisma impressionante dos atores principais, por mostrar a moda como algo apaixonante – literalmente -, e por ser bastante parecido com outro filme querido dos fashionistas: “O Diabo Veste Prada” (“The Devil Wears Prada”, EUA, 2006). A semelhança é bem grande, principalmente na cena em que as duas editoras de moda – Maggie Prescott e Miranda Priestley – adentram seus respectivos escritórios; as histórias principais são diferentes, mas o gênio das suas editoras é o mesmo, apesar do intervalo de quarenta anos entre um filme e outro…

Abaixo, algumas imagens feitas a partir do dvd mesmo, que publicamos aqui mais com a intenção de provocar você, leitor, do que oferecer imagens com boa definição. São apenas amostras: da abertura, do escritório de Maggie Priescott, do editorial pink imginado por ela, do editorial “para mulheres que não gostam de moda”, da chegada dos personagens em Paris, e, finalmente e não menos importante, do incrível guarda-roupa de Audrey Hepburn. Vale a pena prestar atenção no vestido de noiva usado por ela, que tornou-se icônico e batante copiado por noivas mundo ocidental a fora.

No dvd que tive acesso, havia ainda, nos extras, dois pequenos documentários contando algumas coisas interessantes sobre esta produção: que os americanos, na época, não conheciam a alta-costura francesa e que ficaram completamente deslumbrados pelas roupas mostradas no filme; que houve uma grande contribuição do fotógrafo Richard Avedon, que além de atuar como consultor, fez as alterações coloridas que aparecem nas fotos tiradas pelo personagem de Fred Astaire – imprimindo ao filme o padrão estético que ele msmo usava em seus trabalhos com fotografia de moda; e o encanto provocado pelas imagens de Paris, e o quanto elas contribuem para a atmosfera romântica da história.

Para apaixonados por moda, para apaixonados por imagens, para apaixonados por romance – e, é preciso avisar: para os apaixonados por musicais – “Cinderela em Paris” é absolutamente imperdível.

ENJOY!!!!!



One Response to “FUNNY FACE – CINDERELA EM PARIS”


  1. 1 FASHION KILLS ME

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: